O domingo de vento norte foi decisivo para os 11,6 mil candidatos que realizaram as provas para preenchimento de cargos técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O gabarito foi divulgado às 20h30min deste domingo. Confira aqui.
O índice de abstenção foi de 23,14%, de acordo com a Coperves. Das 15.170 inscrições homologadas, 3.511 candidatos deixaram de fazer a prova. A partir das 15h45min, os candidatos que já haviam terminado a prova foram liberados para sair das salas. A prova terminou às 18h15min.
Matemática foi a prova considerada mais difícil do concurso, de acordo com um levantamento feito pelo 'Diário' com 20 candidatos no campus de Camobi.
Nomeações são aguardadas para este ano
De acordo com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFSM, a expectativa é chamar os candidatos aprovados no concurso ainda este ano. Tudo dependerá dos trâmites legais da seleção, incluindo avaliações, perícias, provas práticas e recursos de cada uma dessas etapas.
_ A intenção é nomear os candidatos o quanto antes, mas tudo dependerá da quantidade de recursos que será necessário analisar_ destaca Cristiane Ceresa, do núcleo de concurso técnico-administrativo da Progep.
A partir desta segunda-feira, os candidatos devem ficar atentos aos editais publicados na página do concurso (ufsm.br/concurso), por onde a universidade fará os comunicados oficiais.
Próximos passos
- Abertura de prazo para recurso sobre formulação das questões da prova objetiva ou da pertinência das questões em relação ao conteúdo programático. O prazo é de dois dias úteis após a publicação dos gabaritos
- Divulgação dos resultados preliminares (apenas o candidato pode acessar seu desempenho), sendo admitidos recursos quanto à contagem de acertos da prova objetiva
- Realização das provas práticas para os cargos de técnico de Laboratório/Física, técnico de Laboratório/Biologia (Paleontologia), técnico em Anatomia e Necropsia e técnico em Artes Gráficas. Do resultado, também cabe recurso
- Avaliação dos candidatos que se inscreveram por cotas para negros e pardos e perícia para aqueles inscritos na opção "pessoa com deficiência". Candidatos também poderão recorrer dos resultados
- Publicação da homologação do resultado (a lista definitiva dos aprovados) no Diário Oficial da União (DOU). Com esta etapa, se encerra o concurso, ficando a UFSM autorizada a nomear os candidatos. O concurso tem validade de um ano após a publicação da lista no DOU, prorrogável por igual período.
"